OS “MOREIRA DA SILVA” DA CACHOEIRA - por George Ney


Existem, é evidente, outros ramos “Moreiras” fixados em território “cevalence”. O meu, em particular, iniciou-se a partir do enlace matrimonial de Raimundo Moreira da Silva com Isabel Correia Lima (Sinharinha). Ele, irmão dos Gregório e Vieira da Canabrava - município de Grangeiro, CE – pois também era filho do cataléptico Luís Gregório da Silva e de Teresa Maria de Jesus, ambos, estes, em seu segundo casamento; ela (Isabel), filha de João Paulo Correia – da Picada - e de Teresa Clara de Jesus – da Vaca Brava.
O casamento de Raimundo e Isabel deu-se a 26 de outubro de 1875, na capela da Vaca Brava, tendo sido oficiante o Pe. José Alves Bezerra e tendo por testemunhas os irmãos do nubente, Joaquim Gregório da Silva e Leandro Vieira da Costa. São em número de 10 (dez) os filhos do casal supra, e hoje seus descendentes, que calculo em torno de 10.000, povoam quase a totalidade dos Estados federados, quiçá todos.


Segue abaixo um gráfico ilustrativo de suas duas primeiras gerações de descendentes; com o adendo de que qualquer possível falha ou omissão observada nessas informações deverá ser recebida de bom alvitre por este modesto pesquisador que vos escreve.

Comentários

Postagens mais visitadas