DO PARENTESCO ENTRE PE. CÍCERO E OS VARZEALEGRENSES – por George Ney

Transcrevo infra o que colhi em Joaryvar Macedo concernente à ascendência do ilustríssimo Pe. Cícero Romão Batista:
“Dos Livros de Registros Paroquiais de Missão Velha e Crato, Livros de Notas e Autos de Inventário deste último município, constam os dados que se seguem, através dos quais se constata que, nas veias do Pe. Cícero Romão Batista, corriam os sangues português, baiano, sergipano, pernambucano, paraibano e outros. Damos, aqui, sumária amostra.”
“Pelos meados do século dezoito, já estava fixado, como proprietário, no sítio São Joaquim, no Vale do Salamanca, o colono paraibano Capitão João Carneiro de Morais, filho do Sargento-Mor Antônio Carneiro de Morais e de Maria Carneiro, e casado com a pernambucana de Muribeca, Petronila Bezerra de Menezes, filha do Coronel João Bezerra de Menezes (ou Monteiro) e de Maria Gomes, ambos, por igual, pernambucanos.”
“Filha do Capitão João Carneiro de Morais e Petronila Bezerra de Menezes, Ana Maria Bezerra de Menezes, nascida em Pernambuco, casou-se com o Capitão Francisco Gomes de Melo, natural dos Inhamuns, filho do Alferes Simão Cabral de Melo, pernambucano de Sirinhaém, sitiante, na primeira metade do século dezoito, na então Missão do Miranda, e de sua mulher, a sergipana Margarida Mendes de Oliveira.”
“De Ana Maria Bezerra de Menezes, com seu marido, o Capitão Francisco Gomes de Melo, nasceu o Capitão José Gomes de Melo, que contraiu núpcias com Ana de Farias, dos mesmos Inhamuns, casal que gerou a Vicência Gomes de Melo. Esta matrimoniou-se com o baiano de Cachoeira, José Ferreira Castão, rebento de Manoel Ferreira Castão e de Antônia Maria de Sousa, ambos igualmente baianos, da predita Cachoeira, imigrados no Cariri.”
“José Ferreira Castão e Vicência Gomes de Melo foram os pais de Joaquina Vicência Romana ou Joaquina Ferreira Castão, conhecida por Dona Quinô, consorciada com Joaquim Romão Batista ou Joaquim Romão Batista Mirabeau, os quais vieram a ser os genitores do Pe. Cícero Romão Batista.” 
Tratava-se, portanto, dona Teresa Maria de Jesus, a mesma que instituiu a devoção a São Raimundo Nonato na, àquela época, povoação de Várzea Alegre, e primeira consorte de Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo), prima no terceiro grau atingente ao quinto do Pe. Cícero.
Explico-lhes: Teresa Maria de Jesus era filha do goianense Félix Gomes de Oliveira e de Ana Maria da Conceição, esta pernambucana de Sirinhaém e, possivelmente, neta por via materna do Pe. Manoel Félix da Costa. O sobredito Félix Gomes de Oliveira era filho de João de Oliveira da Cunha, também de Goiana/PE, e Ana Carneiro de Araújo, que, assim como Ana Maria Bezerra de Menezes, era filha do casal João Carneiro de Morais, este da Paraíba, e Petronila Bezerra de Menezes, pernambucana.

Comentários

  1. Ola, eu descendo do Papai Raimundo e gostaria de saber se voce teria a fonte de que a Ana Carneiro de Araujo era filha de Joao e Petrolina. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    O senhor pode me ajudar com a fonte que usou para fazer a seguinte afirmação: "Ana Carneiro de Araújo, que, assim como Ana Maria Bezerra de Menezes, era filha do casal João Carneiro de Morais, este da Paraíba, e Petronila Bezerra de Menezes, pernambucana"
    ???
    Agradeço a ajuda antecipadamente,
    Lélia Cordeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FamilySearch verifiquei as informações no referido site e são exatamente como narradas no texto

      Excluir
    2. Oi Leila, me chamo Gabriel e tambem descendo de Ana Carneiro de Araujo. Voce conseguiu encontrar alguma prova de que ela era filha de Pentronila Bezerra de Menezes e de Joao Caneiro de Morais? Me manda um email se tiver conseguido, por favor, meu email: gabrieldebritoo@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas