Famílias de Cedro - parte 05

A CASA DA TIMBAÚBA
Prof. Joatan Viana

 
A quase sesquicentenária casa é o símbolo de um passado que resiste ao tempo, localizada na fazenda Timbaúba dos Sales; nesse ambiente colonial com Casa-Grande, Engenho e Açude, sobrevive essa habitação de padrões quase inalterados, sendo uma das últimas da região do Riacho do Machado, erigida em terras que orgulhosamente pertencem à mesma família desde o tempo em que os seus primeiros ancestrais lusitanos aportaram às margens daquele riacho.
Naquela vivenda habitou Pedro Alexandre Duarte, cognominado Pedro de Sales Lima, e sua consorte Raimundo Tereza de Jesus, que no ano de 1875 lançava nota nos assentos matrimoniais da freguesia de Lavras da Mangabeira o vigário Antônio Pereira de Oliveira Alencar registrando o seguinte termo:
 

 
"Em 26 de novembro de 1875 na Matriz de Lavras da Mangabeira receberam em matrimônio Pedro Alexandre Duarte (Pedro de Sales Lima), filho de José Alexandre Duarte (falecido) e Joana de Sales Lima, moradores no Sítio Timbaúba, e Raimunda Tereza de Jesus, filha de André Pinheiro Torres e Maria Teresa de Jesus (falecida), moradores no Sítio Maniçoba."
(Livro de Assento Matrimonial da Paróquia de Lavras da Mangabeira, 1875-1883)


Desse himeneu nupcial nasceu a seguinte prole:

1. Maria Teresa de Jesus 1º c/c Vicente Aleixo de Mendonça, 2ºc/c Vicente Nogueira da Costa (viúvo de Generosa de Sales Lima).
2. Vicência de Sales Lima c/c Joaquim Antônio de Moraes.
3. Joana de Sales Lima c/c João Pinheiro Torres.
4. Francisco de Sales Lima 1º c/c Josefa Maria da Conceição, 2º c/c Maria José de Moura.
5. Cecília de Sales Lima c/c João Pinheiro Torres (viúvo de Joana de Sales Lima).
6. Teresa de Sales Lima c/c Francisco Batista de Sousa Sobrinho.
7. Generosa de Sales Lima c/c Vicente Nogueira da Costa.
8. Rita de Sales Lima c/c Antônio Amâncio de Moura.

Em 24 de abril de 1907, faleceu Pedro de Sales Lima, aos 50 anos de idade acometido por uma tuberculose pulmonar. Em seu inventário aberto em 24 de agosto de 1907, vemos no rol de seu patrimônio uma posse de Terra no Sítio Timbaúba com casa e outras benfeitorias, avaliada em 1$500,000 (um conto e quinhentos mil réis).
 
 
Em 29.07.1914, veio a faleceu aos 65 anos Raimunda Tereza de Jesus. A posse da terra com a casa passa ao herdeiro direto Francisco de Sales Lima, que compra as partes dos demais herdeiros. Francisco de Sales Lima legou a seus descendentes a posse da terra e da casa que até os tempos atuais serve como habitação de veraneio para o descanso da família.

Comentários

  1. É com muito orgulho que faço parte dessa família, e essa casa é muito importante para todos nós,vai ficar para usufruto para as futuras gerações, parabéns Joatan você não poderia ter feito coisa melhor escrevendo,retratando e mostrando para muitos que nunca tiveram o prazer de ver ou entrar nesse passado vivo que é à CASA GRANDE DÁ TIMBAÚBA DOS SALES.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor Joatan Viana pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Preservar é mais do que manter, é contar uma história mesmo sem palavras através da cultura material.Parabens professor Joatan por retratar a história preservando a cultura do nosso povo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blogs e aos históriadores pela resgate da memória da família Sales. Quero aqui também agradecer em especial ao historiador Joatan Viana e ao professor George por nos presentear com essas lembranças e histórias da nossa tão amada família Sales . È com muito orgulho que faço parte dessa família , a qual descendemos de Francisco Sales Lima ( Chiquinho de Sales ) filho de Pedro Sales . Somos Sales da gema, como dizia o mesmo . A casa grande da Timbauba hoje é nossa e ficará para usufrutos . As portas estão abertas para os historiadores conhecer e sentir a ótima sintonia dos nossos ancestrais

    ResponderExcluir
  5. Sou Bis Neta de Pedro sales, tenho orgulho de fazer parte dessa familia, parabéns Joatan, você fechou, como sempre.. por: Thatyane Sales

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Podemos perceber pelo trabalho tanto zelo e dedicação.o a história. Essa ciência tem o objetivo de nos lembrar de onde viemos e deixar registrado todas as nossas conquistas. Obrigada por fazer isso pela Família Sales, da qual faço parte com muito orgulho! Obrigada Joatan e parabéns pela pesquisa, avante!

    ResponderExcluir
  8. Casa grande... berço de muitas alegrias , família reunida e tudo de bom . Parabéns Joatan pelo trabalho ! Ass: Iracema Mendonça de Sales

    ResponderExcluir
  9. Passei parte da minha infância nessa linda csda, tomando banho nesse açude! Resgatar a história deste lar é resgatar as melhores memórias da nossa família! Assim: Marcel Sales Girao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas