Famílias de Cedro - parte 03

OS "ALVES DE MATOS"
A família MATOS compõem importante parcela dos troncos povoadores dos distritos de Lagedo e Várzea da Conceição, no município de Cedro do meridional cearense. Sua origem por aquele lugar inicia com o casamento de João Alves de Matos com Maria Gomes dos Reis, filha de Manoel Mendes Leal e Josefa Maria da Conceição. Documento da Diocese de Iguatu menciona:
"Aos vinte e nove dias do mês de julho de mil oitocentos e trinta e sete, nesta matriz de Icó, feitas as denunciações na forma do sagrado Concílio Tridentino, sem se descobrir impedimento, assisti o sacramento do matrimônio que solenemente receberam os contraentes JOÃO ALVES DE MATOS e MARIA GOMES DOS REIS, tendo por testemunhas José Mendes Leal e Antônio de Sousa Ferraz, e logo receberam as bençãos conforme o rito e cerimônias da Santa Madre Igreja, do que para constar mandei fazer este assento em que me assino.
O Vigário Manoel Joaquim Barbosa"
Não sabemos a origem de João Alves de Matos; a tradição oral menciona como sendo Crateús/CE. Sabe-se que o mesmo era inicialmente proprietário do sítio Gado Bravo, no bordo de um limite entre Cedro e Iguatu. A mesma tradição reporta, reiteradamente, o nome de seu filho Manoel Alves de Matos como sendo o mais importante patriarca dos Matos ali estabelecidos.

Família Alves de Matos

Comentários

Postagens mais visitadas