Famílias de Várzea Alegre - parte 02

O POVO DO SANHAROL
Descendem, em grande parte, os que lá tem sua origem, de José Raimundo Duarte (Zé Raimundo do Sanharol), filho do Ten. Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo) e de Teresa Maria de Jesus. Nasceu, conforme consta do documento eclesiástico infra transcrito, a 19.01.1801 e faleceu a 01.06.1871 de morte natural, amortalhado em hábito preto e sepultado no cemitério da então povoação de Várzea Alegre.
"Aos dezenove dias do mês de janeiro de mil oitocentos e um, na Várzea Alegre, batizou sem santos óleos o Padre Manoel Antônio de Pinho o párvulo José, filho legítimo de Raimundo Duarte Bezerra e Teresa Maria de Jesus, naturais desta freguesia e nela moradores; foram padrinhos Manoel Caetano (solteiro) e Eufrásia Alves Bezerra (casada), e para constar mandei lançar este assento em que me assino
O Cura José de Almeida Machado".
Matrimoniou-se duas vezes, a primeira delas com Maria Anacleta de Menezes, filha de seus primos Vitorino Alves Bezerra e Bárbara Maria da Conceição; enviuvando, contraiu segundas núpcias com Antônia de Morais Rego (Totônia do Sanharol).
É vasta a prole por esses dois casamentos. Tal estudo foi realizado parcialmente por Acelino Leandro e Pedro Piau no afamado livro Várzea Alegre: Sete Gerações desde Papai Raimundo. Os autores discorrem sobre tal família gastando nada menos do que 30 (trinta) páginas daquela arrojada obra. Há que se mencionar também importantes elementos para o estudo desse grupo familiar nas não menos importantes e atraentes publicações de A. Morais no Memória Varzealegrense.
Abaixo, a relação de seus filhos conforme consta no inventário após seu trespasse.

Filhos dos dois matrimônios
de Zé Raimundo do Sanharol

Comentários

Postagens mais visitadas