OS FERRER, OS AQUINOS, OS ARAÚJOS, OS GOMES DE OLIVEIRA E MUITOS OUTROS...


 Há uns trinta e poucos anos encetei pesquisa no ramo genealógico perguntando a quantos pudesse sobre nomes, datas, histórias (ou estórias) de meus ancestrais e colaterais.

Como acontece com muitos, isso virou meu grande vício...

Fiquei, por vezes, muitos e muitos anos, pesquisando determinada informação que me levasse a um nível acima no conhecimento de meus ancestrais. Os problemas surgiam de vários lados: dificuldade de localizar os documentos, trabalho penoso na leitura paleográfica, a própria condição física do documento e, pasmem!, o roubo dos mesmos... (isso eu contarei em breve!)

Malgrado tudo isso; uma das grandes alegrias (é... ainda podem ocorrer achados...) nos últimos anos foi a confirmação documental (isso demorou 29 anos) da ancestralidade de muitas famílias do Sul Cearense ligadas ao Padre Manoel Félix da Costa. (Essa história já contei aqui...)

Pois bem, há poucas semanas, fiz outra descoberta que causou enorme contentamento... Vamos a ela...

JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA, freguês de Lavras da Mangabeira, no Ceará, filho de Félix Gomes de Oliveira e D. Ana Maria da Conceição, casado em primeira núpcias a 26 de agosto de 1805 com Teresa Clara de Jesus, filha esta do sergipano Alferes José Sutério de Resende e de Agostinha Maria de Jesus (esta Agostinha, neta pelo flanco materno do Tenente Coronel Bernardo Duarte Pinheiro e de Ana Maria Bezerra), é descendente (ele José Gomes de Oliveira, na qualidade de bisneto) do Pe. Manoel Félix da Costa (isso eu já sabia!) e ancestral (ele, José Gomes de Oliveira) de vários grupos que, aparentemente, não possuíam conexão familiar alguma... De seus dois casamentos, o segundo deles com Antônia Teresa de Jesus, gerou a seguinte prole:

Filhos (por Teresa Clara de Jesus):

1. Manoel Duarte de Oliveira, casado com Antônia Simeana da Luz;

2. Antônio Raimundo Duarte, casado com Ana da Luz do Sacramento, pais de Vicente Ferrer de Araújo Lima – de quem descende os FERRER de Lavras da Mangabeira;

3. Francisco Félix de Araújo;

4. Isabel Maria do Sacramento, casada com Félix Alexandre de Almeida Júnior;

5. Teresa Clara de Jesus, casada com Joaquim Duarte de Araújo;

6. Dona Mariana Gomes de Oliveira, primeira esposa do plenipotenciário Capitão Tomás Duarte de Aquino (da Vaca Brava, em Cedro) que rivalizou com o Major Ildefonso Correia Lima, consorte este (Ildefonso) da afamada Dona Fideralina Augusto Lima;

7. Vicência Raimunda Ferreira, casada com Raimundo Duarte do Nascimento;

8. Maria Teresa de Jesus, viúva;

9. João Caetano de Araújo, casado com Isabel Nunes Pereira, pais do tabelião varzealegrense Joaquim Félix de Araújo – trisavô (este Joaquim) do amigo José Solário Crispim (Bibi);

10. Pedro Alves de Oliveira, casado com Joana Gonçalves do Espírito Santo;

11. Vicente Ferreira de Araújo Lima;

12. Francisca Clara de Macedo;

13. Maria Gonçalves de Oliveira;

 Filhos (por Antônia Teresa de Jesus):

 14. Zeferino;

15. Joaquim;

16. Antônio;

17. Manoel;

18. Maria;

19. Maria José;

20. Raimunda.

Comentários

  1. Olá. Tudo bem? Parabéns pelo seu blog e pelo trabalho que você faz. Eu queria tirar duas dúvidas: (1) na Genealogia Cevala há o casamento Hx1067: Antônia Alves de Lima (Totônia) c.c. Fausto Martins de Araújo - tem informações sobre quando ocorreu o casamento, onde e o nome dos pais do noivo? (2) nas suas pesquisas você por um acaso encontrou o sobrenome "Vaz Figueira (ou Filgueira)"? Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas