Homenagem ao Pe. Antônio Teodósio Nunes

Há cerca de cinco meses faleceu em Crato o eminente genealogista, dos maiores que nossa terra já produziu, Pe. Antônio Teodósio Nunes. Nascido em Arneiroz, fez seus cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, após isso tornou-se professor da Faculdade de Filosofia do Crato e do Colégio Santa Teresa de Jesus. Exerceu atividades várias: Reitor do Seminário Diocesano São José, Coordenador da Fundação Padre Ibiapina, Presidente do Instituto Genealógico do Cariri, dentre outras.
Após várias décadas de extenuante trabalho deixou vasta obra, principalmente na área genealógica, a maior parte inédita, sob a guarda do ICC - Instituto Cultural do Cariri. Tal material foi entregue à pessoa do presidente daquela egrégia instituição, o abalizado historiador e advogado Heitor Feitosa.
Iniciou-se a partir daí um esforço coletivo de sistematização e organização, para posterior publicação, de todo o rico manancial de dados produzidos pelo espírito arguto do Pe. Teodósio.
O que publicaremos aqui é o início, e uma "nanofração" - como diria o amigo Clóvis Lobo, do enciclopédico trabalho do sacerdote-genealogista aqui homenageado.
Acordaram, até o momento, a participação nesse projeto os pesquisadores Dr. Afonso Bezerra, Antônio Correia, Clóvis Lobo, George Ney, Heitor Feitosa, Joatan Viana e Pedro Arruda.
Avante!

Comentários

  1. Boa tarde, tenho muito interesse nessa publicação. Gostaria muito de saber quem eram os pais do alferes Antonio Bezerra do Vale

    ResponderExcluir
  2. Reforçando o pedido de Fernanda Lobo de Pinho, também gostaria muito de saber quem eram os pais de Antônio Bezerra do vale, preciso desta informação para abrir este meu tronco, parece um mistério que ninguém consegue desvendar, rsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São pais de Antonio Bezerra do Vale: Cosme Bezerra Monteiro, nascido em PE por volta de 1600 e falecido em 25/10/1689 em Olinda e Leonarda Cavalcanti de Albuquerque nascida e falecida em PE.

      Excluir
    2. Até agora, não vi nenhuma evidência e nenhum livro que suporte a ideia que Bezerra do Vale seja filho de Cosme e Leonarda. Se tiver, favor postar.

      Excluir
  3. Parabéns, e obrigado pelo Blog de relevante importância para a genealogia cearense, e brasileira, ficamos no aguardo de novas publicações, que Deus continue a lhe inspirar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas