Genealogia varzealegrense








Dr. Afonso Bezerra
Prof. George Ney
Prof. Joatan Viana

Já ficou dito alhures que, embora devamos considerar como importante tronco de povoamento da região CEVALA o sesmeiro Bernardo Duarte Pinheiro e sua consorte Ana Maria Bezerra, há outros patriarcas que ali chegados contribuíram sobremodo com a colonização do meridional cearense.
Colocaremos nesta postagem, malgrado a diversidade e pluralidade do fenômeno de fixação populacional do homem "branco", a prole do casal supra dito - Bernardo e Ana.
Houve, verdade seja dita, pelo menos uma dezena de outras tentativas neste sentido, até mesmo de nossa parte. Todas elas resultando de algum esforço individual, exceção feita pela dupla Acelino-Pedro Piau, e por conseguinte deixando grande parcela da gens propalada de fora do tal rol.
Dito isto, peço a contribuição imprescindível de nossos pares, genealogistas da região, para que esforços sejam somados no sentido de diminuir as falhas e omissões dessa "selva selvaggia".
Ainda uma observação de ordem metodológica: acréscimos, críticas e observações devem ser colocados na forma de comentário identificado para que ao longo do texto - que será constantemente atualizado - possamos referenciar o autor da informação.
Fiquem de olho, venham conosco e tenham um ótimo divertimento na montagem deste "quebra cabeça", verdadeira trama parental que nos enlouquecerá frequentemente mas que também nos trará grande orgulho em rememorar os feitos e história de nossos antepassados.

***

Vindos de Portugal, Bernardo e seu irmão Agostinho requisitaram e receberam vários tratos em terras cearenses.
Bernardo convolou em núpcias com a pernambucana Ana Maria Bezerra, filha do casal Antônio Bezerra do Vale e Maria Alves de Medeiros. A propósito desta D. Maria Alves de Medeiros, mãe de Ana Maria Bezerra, aparece viúva em 1752 como madrinha em cerimônia religiosa de batizado no "sítio dos Umbuzeiros" (Aiuaba/CE) onde também residia seu filho - o Pe. José Bezerra da Costa.

***

Descendência do casal TEN.-CEL. BERNARDO DUARTE PINHEIRO - ANA MARIA BEZERRA

F01: JOSÉ BEZERRA DA COSTA, carpinteiro e criador, possuidor de "uma sorte de terras no Riacho do Machado com meia légua de comprido e meia de largo para cada banda, extremando da parte de cima com terras de José Alves e da parte de baixo com terras de João Caetano [João Caetano Alves], sítio bruto e falto de águas que lhe aconteceu de herança de seus finados pais e em meação no inventário de sua falecida mulher" [APEC], propriedade esta (provavelmente o sítio Piripiri - Várzea Alegre) avaliada no ano de 1809 em 66$666 reis. Casou com Maria Alves de Medeiros, filha esta do Cap. Gabriel de Morais Rego e de D. Catarina Pereira de Almeida.

N01: Leonarda Alves Bezerra [*16.08.1776][~30.12.1776]. Padrinhos no batizado: Alf. Francisco Duarte Bezerra e Bárbara Vieira da Rocha.

N02: Antônia [*17.09.1777][~13.10.1777]. Apadrinharam-lhe: Francisco Pinheiro Torres (casado) e Ana Maria Bezerra (viúva).

N03: Mariana [*30.10.1778][~25.12.1778]. Padrinhos na pia batismal os avós maternos: Cap. Gabriel de Morais Rego e D. Catarina Pereira de Almeida.

N04: Ten. Antônio José Bezerra [*03.08.1780][~15.11.1780]. Foram padrinhos de batismo de Antonio José: o Cap. Tomás Duarte de Aquino (seu tio paterno) e D. Rita Inácia de Mendonça (solteira).  

N05: José Antônio Bezerra [*03.08.1780][~15.11.1780], gêmeo com Antonio José. Apadrinharam-lhe: o Cap. Manoel Duarte Passos (casado) e D. Ana Maria Vitória de Mendonça (viúva).

N06: Ana Alves Bezerra [].

N07: Quitéria Gonçalves de Almeida [].

N08: Vitorino Alves Bezerra [±1790]. Matrimoniado [oo 27.09.1810] com sua parenta Bárbara Vieira da Conceição. Vitorino e Bárbara são sogros de José Raimundo Duarte - do Sanharol, filho este de Papai Raimundo.

"Aos vinte e sete dias do mês de setembro de mil oitocentos e dez nesta igreja matriz de Nossa Senhora da Expectação do Icó, feitas as denunciações que dispõem o Sagrado Concílio Tridentino e não resultando impedimento algum, em presença do Reverendo Joaquim José Coelho e das testemunhas Manoel Ferreira e João Caetano, receberam-se solenemente em matrimônio, de minha licença, Vitorino Alves Bezerra, filho legítimo de José Bezerra e Maria Alves, com Bárbara Vieira da Conceição, filha legítima de Francisco José e Eufrásia Alves Bezerra. Ambos os nubentes são naturais e moradores desta freguesia do Icó e foram examinados em doutrina Cristã, confessados sacramentalmente e logo receberam as bençãos conforme o ritual romano e para constar mandei lançar o assento e me assinei.
Domingos de Matos Teixeira"


N09: Catarina Pereira [].

N10: Joaquim [].

N11: Manoel [].

N12: Gabriel [].

***

F02: CLARA TERESA DE JESUS. Casou com Gaspar Lobo de Sousa [+09.11.1780], "morador que era na fazenda do Juazeiro".

"Aos nove de novembro de mil setecentos e oitenta faleceu da vida presente Gaspar Lobo de Sousa, morador que era na fazenda do Juazeiro desta freguesia, viúvo, recebeu todos os sacramentos da hora da morte, foi envolto em hábito de São Francisco, encomendado por mim, cura abaixo assinado, sepultado na Matriz. E para constar lancei este assento e me assinei.
Félix José de Morais
Cura e vigário da vara do Icó"
N13: Joana Maria dos Reis [~23.01.1752]. Foram seus padrinhos de batismo o avô materno Ten.-cel. Bernardo Duarte Pinheiro e a filha deste, Maria Manoela de Medeiros (solteira). Casou-se com o Cap. Comandante Valério Pinheiro Torres, filho do Ten. Manoel Pinheiro Torres e de D. Maximiana de Sousa.

N14: Bartolomeu [~03.10.1757]. Foram padrinhos na cerimônia de batismo Luís Lobo de Sousa e D. Antônia Maria de Araújo.

N15: Agostinha Maria de Jesus, consorciada com o Alf. José Sutério de Resende, freguês de Itabaiana e filho de José Pereira de Resende com Maria de Araújo. Ascendentes da prole:

Bn01: Maria José de Jesus casou-se com [oo 08.10.1793] Manoel Nunes de Almeida, n. freguesia de São Mateus, filho do português de Abrantes o Cap. João Nunes de Almeida e de Romana Maria da Conceição.

Bn02: Ana Maria Bezerra. Matrimoniou-se em primeiras núpcias com o Alf. Antônio Vicente, filho este do português de Darque o Cap. José Antônio Viana e sua esposa Isabel Correia da Siva. Enviuvando, convolou em matrimônio com o Alf. Gonçalo Nunes Pereira, filho de José Nunes Pereira e Maria Alves de Jesus. Ana Maria e o Alf. Antônio Vicente residiram na fazenda Emas e são ancestrais do ilustre Pe. Antônio Vieira - o do jumento - e do Dr. José Flávio, dentre outros muitos.

***

F03: ALF. FRANCISCO DUARTE BEZERRA. Casado com Bárbara Vieira da Rocha, filha esta do Cap. Gabriel de Morais Rego e de D. Catarina Pereira de Almeida. São filhos do casal:

N16: Raimundo Duarte Bezerra, "Papai Raimundo".

N17: Eufrásia Alves Bezerra, matrimoniada com o freguês missãovelhense Francisco José de Brito. Ascendentes de muitos BRITO caririenses. Este ramo particular é foco das pesquisas do emérito historiador e genealogista Antônio Correia Lima - de Ponta da Serra [blog], sem sombra de dúvidas, a maior autoridade no tocante a esta linhagem.

N18: Manoel [*13.10.1775][~11.11.1775].

N19: José [*28.03.1778][~30.06.1778].

N20: Joaquim [*15.02.1780][~21.05.1780].

***

F04: CAP. MANOEL DUARTE PASSOS casou-se com Francisca Lopes Leitão, filha do Cap. João Leitão Arnoso e de D. Luísa Pereira de Lira. São filhos do casal:

N21: Cosma [].

N22: Ana [].

N23: José [~07.12.1764].


***

F05: CAP. TOMÁS DUARTE DE AQUINO. Casou em primeiras núpcias com Vitorina de Sousa Lima, filha do Sarg.-mor Jerônimo de Sousa Nogueira e de Antônia Correia Lima.

N24: MAJ. FRANCISCO DE SALES LIMA c.c. [1] ISABEL GONÇALVES DE OLIVEIRA [*13.08.1776][~29.08.1776][+07.04.1815]. Isabel era filha do Alf. Manoel Vieira de Oliveira, n. freg. Icó, e de Francisca Maria da Conceição [±1833]. O Alf. Manoel Vieira de Oliveira era f. Manoel Gonçalves Viana, n. Viana do Castelo, Portugal, e de Josefa Maria da Paixão; Francisca Maria, por sua vez, era filha do Ten. Manoel Pinheiro Torres e de Maximiana de Sousa. São descendentes do Major Sales e de Isabel os seguintes:


***


F06: LUÍSA PEREIRA DE LIRA. Casada com o Alf. João de Sousa Reis, também filho do Sarg.-mor Jerônimo de Sousa Nogueira e de Antônia Correia Lima.
_____

Abreviaturas:

Alf. - Alferes

APEC - Arquivo Público do Estado do Ceará


_____

Símbolos:

oo - casamento

Comentários

  1. Olá, veja os dados que encontrei aqui, descendo de José Ferreira Lima, filho de Joana, Filha de Bernardo.
    http://blogdoinhare.blogspot.com.br/2013/11/descendencia-de-bernado-duarte-pinheiro.html

    ResponderExcluir
  2. Vc tem alguma informação sobre a família Alencar em Várzea alegre? O que consegui levantar com parentes foi:
    Raimunda Chavelina de Alencar cc Raimundo Brito (Tetravós)
    Carlos Gomes de Alencar (Carrin do Baixio q casou 4x e teve 18 filhos) cc Maria Vieira de morais (Trisavós)
    Isaias Carlos de Alencar cc Maria Martins (Bisavós)

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estou aqui correndo atrás de completar a genealogia dos Morais e Freitas de Varzea Alegre, mas nem de jeito nenhum consigo saber de onde a senhora Inês Rolim do Sacramento veio, nem de quem era filha... O senhor saberia me dizer? Grato desde ja

    Ramir MORAIS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas