DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DE VÁRZEA ALEGRE 02

Abaixo a transcrição da sesmaria que tirou Bernardo Duarte Pinheiro, seu irmão Agostinho Duarte Pinheiro e Vasco da Cunha Pereira:

"Hey por bem de Concederlhes, como pella prezente o faço, em nome de sua Magestade que DE. guarde as terras que os Suplicantes pedem e Confrontão em sua peticão, não prejudicando a terceyro, as quais terras lhes dou e Concedo, pa suas Criaçoins com todas as suas agoas Campos mattos testadas Logradouros e mais uteis que nellas ouverem, das quais pagarão dizimo a DE., guardando em tudo as ordens de sua Magestade que DE. guarde, e por ellas darão caminhos Livres ao Conselho pa fontes pontes e pedreiras: pello que ordeno a todos os Ministros da fazenda e Justa a quem esta minha Carta de Datta e Sismaria for aprezentada, a quem deva e haja de pertencer, lhe dem posse Real affectiva e actual na forma Custumada, que pa firmeza da qual lhe mandey passar a prezente por mim asignada, e Sellada com o Signette de minhas armas, a qual se guardará e Comprirá tão pontual e inteiramente como nella se Contem sem duvida embargo ou Contradição algua, e se Rezistará nos Livros dos Registros desta Cappitania. Dada neste Citio da Fortaleza de N. Senra da Asumpção; aos vinte e tres de Fevro E eu Manoel Coelho de Lemos escrivam das Dattas a fis anno de mil e settecentos e dezasette estava com o Sello. Manoel da Fonseca Jayme. Carta de Datta e Sismaria pela qual V. M. houve por bem de Conceder ao Capitam Augo Duarte Pinheyro e mais incluzos as terras que pedem e Confrontão em sua petição pellos Respeitos a sima declarados, pa V. M. ver. E não continha mais a dita Datta que tresladey bem e fielmente do proprio original enfe do que me asigney." 
  
Manoel Coelho de Lemos

Fonte: Datas de Sesmarias, v. 10. Fortaleza, Typographia Gadelha, 1926. 

* * *

Já havia falecido Bernardo a 23 de novembro de 1768, pois nesta data Ana Maria Bezerra, sua esposa, mandou celebrar missa em propósito de sua alma na igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação do Icó. Celebrante o Cura de Icó Domingos Salgado.

Comentários

Postagens mais visitadas